Blog Layout

Quando falamos em como poupar, parece que dentro de nós, começa um sentimento de histerismo. Organizar e orientar o nosso orçamento familiar nem sempre é fácil, se conseguirmos arranjar alguns truques que nos ajudem a equilibrar o mesmo, melhor, não achas?


Por vezes pequenos gestos teus, no teu dia-a-dia, contribuem para uma poupança enorme, principalmente a médio e longo prazo.


E a pensar nisso mesmo, hoje vamos deixar-te aqui alguns truques de como podes poupar na factura da água.


Isto vai trazer benefícios para a tua carteira, mas também para o nosso ambiente, que bem precisa que se comece a fazer algo para reverter a nossa situação ambiental.

Neste momento, vimos todos os dias as notícias de que o nosso país está em seca severa, e se assim continuar, no verão pode não haver água para todos nós.
E esta é a nossa realidade, existem países em que já não há água potável para todos, em que se tem de percorrer imensos kms para a conseguir.
 

Vamos lá então?! Aqui ficam as nossas dicas!


•       Água do duche
Quando vais tomar banho e deixas a água a aquecer, já viste bem os litros de água que se estás a desperdiçar?! Pois é, agora multiplica isso pelos dias, pelo número de pessoas que vivem na tua casa, pelos meses e pelos anos.

Já estás a fazer contas não é?
Mas este ponto tem solução, basta aproveitares a água até ficar quente, para dentro de um balde, por exemplo, podes utilizar esta água para regar plantas, lavar o chão ou até mesmo poupar uma descarga do autoclismo.


•       Duche curto e intensivo
Quem não gosta, de no fim de um dia, por vezes muito stressante, ficar a relaxar debaixo do chuveiro?! São puros momentos de paz, não é?
Mas terás de arranjar um novo método de relaxamento, o desperdício de água, nesses casos, é gigante! Faz um duche curto e intensivo.
 

•       Lavar os dentes

Quando estiveres a lavar os dentes fecha a torneira. Só com este simples acto podes poupar cerca de 5 litros de água de casa vez que lavas os dentes.
Agora só para teres uma ideia mais clara, fazemos as contas contigo.
Numa família de 4 pessoas, em que cada uma delas lava os dentes 2X por dia.
VAMOS FAZER CONTA À POUPANÇA
Se 1 pessoa consegue POUPAR 5 litros por lavagem, 4 pessoas conseguem POUPAR 40 litros por dia.

Numa semana poupa-se 280 litros e num mês poupa-se 1200 litros de água.
 

•       Lavar a Loiça

Quando estiveres a lavar a loiça à mão fecha a torneira, vamos fazer o mesmo exercício do ponto de cima.
A torneira
SEMPRE aberta pode gastar entre 10 a 14 litros por minuto. Imagina que lavas a loiça 2X por dia numa média de 10 minutos, até ficar tudo lavado.
Se
NUNCA fechares a torneira 1 lavagem vai gastar entre 100 a 140 litros. Ao fim do dia, depois de 2 lavagens, vais gastar entre 200 a 280 litros de água.
Numa semana vais gastar entre 1400 e 1960 litros e ao fim do mês vais gastar entre 6000 e 8400 litros de água.



Vistas as coisas assim, sim porque vamos ser verdadeiros, estes pequenos pormenores passam-nos ao lado, são tantas as coisas que se passam no nosso dia-a-dia que fica difícil conseguir olhar para tudo com olhos de ver, temos mesmo de mudar os nossos hábitos!


Já viste bem o dinheiro que podes poupar todos os meses, para não falar que o nosso planeta agradece que sejamos gentil com ele e o preservemos.


São as pequenas mudanças que fazem a grande diferença no amanhã, nunca te esqueça disso!


08 fev., 2022
O dia dos namorados está à porta! Não penses nisto como uma dor de cabeça! Pensa que este ano vai ser diferente, vai ser mais verde, mais sustentável e amigo do ambiente. Pensar nisto tudo junto quase parece algo impossível, não é?! Pois bem, nós vamos mostrar-te que não é bem assim, melhor, não é nada assim. Um dos conselhos que temos para te dar, tal como também o demos na época natalícia, esquece o consumismo desenfreado, não compactues com isso. O dia Dá importância ao dia, celebra-o com a tua cara metade, mas não te esqueças, o dia dos namorados deve ser todos os dias. Todos os dias deves valorizar, dar amor e carinho a quem tens ao teu lado. À pessoa que está lá todos os dias, não só no dia dos namorados. Vive uma experiência a dois Às vezes, em vez de pensares em comprares aqueles presentes típicos desta época festiva, podes obtar por proporcionar uma experiência diferente, algo incrível que possam partilhar. Passeia e aproveita Se for uma das opções em cima da mesa, é uma óptima opção, podes conhecer tantos recantos incríveis do nosso país, de uma maneira única e com a companhia perfeita. Mesmo assim não queres pôr o presente de lado Se assim for, porque não fazeres, tu, o teu presente? Além de tornar o presente ainda mais especial, mais teu, dá-lhe um valor enorme, que o dinheiro não consegue comprar. E mais, ao ofereceres um presente feito por ti estás a dar um pouco de ti ao outro. Não é isso que é o amor? Se está nos teus planos fazer uma surpresa em casa Essa podes, e deves fazer, caso te sejas possível. Usa a tua imaginação e criatividade, pensa nas decorações, faz as mesmas, reutilizando materiais, reciclando coisas. Prepara um jantar especial e desfruta da companhia da pessoa que escolheste para dividir a tua vida. Estes pontos vão ajudar-te a teres o melhor dia dos namorados de sempre. E como podes ver, não tem de deixar de ser único e especial, para ser mais sustentável e amigo do ambiente, são compatíveis! E lembra-te, o amor quando se divide multiplica-se e são os mais pequenos pormenores que podem fazer a diferença na nossa vida e na vida de quem nos rodeia. São esses pequenos pormenores que dão sabor e emoção à vida, que nos fazem sentir bem, vivos e felizes! Feliz dia dos namorados!
01 fev., 2022
O minimalismo vai muito além de ser um conceito, é um modo de vida, uma maneira de olhar o mundo. Este estilo de vida não é limitador, tem muito a ver com aquilo que nós somos e o que nos é realmente importante. Deixamos aqui alguns pontos para que te seja mais fácil perceber. - É perceberes o que é realmente essencial para ti e abdicares de tudo o resto. Já refletiste bem sobre este assunto? Sobre o que é, realmente, imprescindível na tua vida? - Ter foco no que é mesmo importante para ti. Sobre o que queres para a tua vida. - Viver de acordo com a tua essência, vive as coisas com intenção, com propósito. Quando fazes esta reflexão e descartas o que é desnecessário na tua vida, seja o que for, é um caminho teu, começas a tomar decisões conscientes, que vão de encontro aos teus valores, assim, automaticamente, os teus hábitos mudam, mas vão acabar sempre por respeitar a tua essência. Um dos pontos mais visíveis e transformadores é o facto de deixares de viver para um consumo desenfreado, sem medida. Começas a ponderar mais as tuas compras e a sua qualidade. Passas a valorizar, devidamente, as coisas que o dinheiro não compra, desaceleras a tua vida, aprendes a viver mais e mais intensamente. Passas a valorizar as pessoas, os pequenos gestos, o tempo de qualidade, com quem se passa com mais gostas, ou mesmo só contigo. É-te concedida uma liberdade que até então nos era desconhecida. É o saberes libertar-te do que não te faz bem, nem t faz falta, sejam coisas, pessoas ou até empregos que se detestam. Acaba por ser uma grande jornada e aprendizagem sobre tu mesmo, sobre o que queres e o que te é realmente importante. Deixamos ainda uma sugestão de um documentário que ajudará a que percebas o conceito, com testemunhos de pessoas que transformaram a tua vida por completo.  Minimalism – A Documentary About the Important Things (disponível no Netflix)
24 jan., 2022
Somos estimulados constantemente para o consumismo que por vezes perguntamo-nos como é possível viver de outra forma. A publicidade, em parte, tem a sua influência sobre nós, sobre as nossas decisões e sobre a vontade que temos em adquirir as coisas. A nossa sociedade estimula-nos para um consumismo desenfreado e completamente desmedido, onde o interesse é que compres, compres e continues a comprar, faça ou não sentido, tenhas ou não capacidade para o fazer. O que é certo é que a economia de um país pode muito bem ser sustentada de uma outra forma. E nós, enquanto consumidores, temos um poder enorme nas nossas mãos, as marcas, as empresas, não são nada sem os seus consumidores. E quando tomamos uma decisão em massa isso pode fazer uma mudança gigantesca em todo o panorama. Por estas razões não é fácil entrar numa vida onde só se viva com o que realmente é essencial e necessário. Mas a melhor coisa que podes fazer é começar pela tua casa e depois ires influenciando quem conseguires a ter uma vida mais consciente. Quando dizemos que deves começar pela tua casa, deves começar por ver tudo o que tens, aquilo que usas e que te faz falta, ou até mesmo que podes dar uma segunda vida, e o que já não precisas, o que está estragado e já não tem arranjo. Quando selecionas o que precisas e que te é essencial, percebes que afinal não precisamos assim de tanta coisa quanto isso. E a tudo o resto, o que está estragado e não tem arranjo, encaminha para o contentor do lixo correspondente. A tudo o resto que, apesar de não precisares, está em boas condições podes sempre doar a instituições que precisem ou pessoas que conheças que sejam carenciadas. Aí farás também uma grande diferença na vida de outras pessoas, vais fazer com que ganhem sorrisos, brilho nos olhos e esperança. Corre todas as divisões, podes fazê-lo com o tempo que precisares, o que interessa é ires fazendo. Esta descoberta pela tua casa vai fazer com que tenhas a real perceção do que tens. Por vezes não temos a menos ideia das coisas que temos em casa. A partir daí, de teres dado a volta à tua casa, deves ter em consideração vários pontos antes de fazes compras. Se realmente precisas, qual o ciclo de vida da mesma até chegar às tuas mãos, se faz parte de uma marca/empresa que respeita e defende a causa climática, se é possível dar uma segunda vida ou reciclar.  Quando te deres conta tens implementado na tua vida um estilo de vida de não nos dá só mais tempo, nem dinheiro, dá-nos também mais tranquilidade, serenidade e o sentimento de que estás a fazer o que é certo e que vais fazer a diferença no futuro. E conseguires passar esses valores e ideologias para quem te rodeia, para os teus filhos, sobrinhos, que são a geração que precisa das nossas atitudes hoje, aí ficas com o sentimento de dever cumprido. São coisas tão simples que podes pôr em prática todos os dias sem esforço, basta querer. Como sempre se ouviu dizer “quer é poder”, neste caso é, sem sombra de dúvidas!
Show More
Share by: